Se você está buscando uma alternativa para realizar o sonho da casa própria saiba que o consórcio imobiliário é uma excelente opção com taxas mais baixas, mais que demanda paciência. Isso porque você pode não conseguir o seu imóvel tão rápido quanto em um financiamento.
Mais afinal, como funciona o consórcio imobiliário? Como as pessoas podem ser contempladas? Essas são dúvidas que surgi e que precisam ser respondidas, pois o consórcio habitacional não é esse bicho de sete cabeças.
Como Funciona o Consórcio Imobiliário
Consórcio pode ser entendido como a união de um grupo para a compra de um mesmo tipo de bem, no caso, um imóvel (casa, apartamento, terreno e terreno mais construção). Nesse grupo, todos se organizam a fim de colaborar com valores mensais iguais, sendo sorteado um imóvel por vez.
Com todos contribuindo até o final, todos acabam sendo sorteados. Claro que tudo é organizado e gerenciado por uma empresa administradora, que distribui os interessados conforme o crédito pretendido. Dessa maneira, o consórcio imobiliário é muito parecido com uma poupança coletiva.
Como Acontece a Contemplação no Consórcio Imobiliário
A principal maneira de contemplação são os sorteios, realizados em assembleias mensais. Esses sorteios são elaborados de forma que proporcionem chances iguais a todos com pagamento em dia.
Conforme diminui o número de cotas participantes, maiores as chances de contemplação. No entanto, cada administradora possui sua forma específica de realizar os sorteios, sempre se baseando em números extraídos da Loteria Federal.
Existe Outras Formas de Contemplação
A carta de crédito também pode ser obtida através da oferta de lances, entendida como um adiantamento do restante do valor a ser pago. Assim, a contemplação ocorre mais rapidamente, sendo em três tipos de lance:
- Lance Fixo: Contribuição mensal com porcentagem definida pela administradora, junto do valor da parcela no contrato. Quem tiver a cota mais próxima da última sorteada no lance fixo, antecipa a carta;
- Lance Livre: Uso de recursos próprios a fim de oferecer o lance, parecido com um leilão. Assim, o maior lance é o contemplado;
- Lance Embutido: Possibilidade de oferecer uma porcentagem do valor da carta como lance, sendo abatida a quantia do valor final. Da mesma forma que no lance livre, vence o valor mais alto.
- Taxa de Administração: Remuneração da administradora pela gestão;
- Fundo Comum: Valor empregado a fim de compra do imóvel;
- Fundo de Reserva: Valor voltado a fim de proteção da poupança coletiva, em caso de inadimplência de algum membro, por exemplo. Esse valor é restituído proporcionalmente a todos ao fim do grupo.
- Fica impedido de participar do sorteio e/ou fazer lances na assembleia correspondente à parcela atrasada;
- Deverá pagar juros de 1% ao mês + multa de 2% sobre as parcelas atrasadas. O valor é calculado conforme o preço recente do bem consorciado;
- Atrasada mais de uma prestação, o consorciado é excluído do grupo. Se já tiver sido contemplado, a contemplação e a cota podem ser canceladas;
- Se já tiver posse do imóvel e o atraso for acima de 30 dias, as garantias fornecidas pelo consorciado são executadas, somadas às multas/juros.
O imóvel é de total preferência do consorciado, conforme o crédito que foi disponibilizado!
Consórcio Imobiliário Vale a Pena
Por fim, a pergunta que todos fazem: vale a pena? Bem, a resposta é sim! Acontece que o consórcio é um dos meios mais seguros e rápidos para obtenção de imóvel a quem não possui o valor para comprar sozinho. Sem juros e com taxas em conta, ainda permite a agilização do processo para obtenção do crédito. Dessa forma, consórcio imobiliário é uma opção válida a quem busca o tão sonhado imóvel!
Entre em Contato Conosco e Agende sua Visita.
📲 (19) 9.8726-6075 Oi
📲 (19) 9.8190-6716 Tim
📲 (19) 9.9981-9637 Vivo
📲 (19) 9.9512-0959 Claro
📲 (19) 9.8113-3763 WhatSapp (24 Horas)
E-mail: falecom@rodrigorochaimoveis.com.br
0 Comentários